O segredo para experimentar o aconchego do colo da Virgem Maria está em acolhê-lo em nossa vida
O colo da mãe é o aconchego de que todo filho precisa, é o lugar seguro que toda criança necessita, principalmente nos momentos difíceis da vida. Quando um filho tem uma necessidade, a mãe é aquela que tudo providencia, que se preocupa com os detalhes e não deixa faltar o necessário. Foi isso que aconteceu nas “Bodas de Caná”. A Virgem Maria viu que ia faltar vinho naquela festa de casamento, e o vinho fazia parte das refeições do povo judeu. Faltar o vinho naquele casamento significava faltar o essencial, o necessário, e isso, Maria, que era Mãe, não podia deixar faltar. Por isso, ela disse a Jesus que o vinho estava acabando (cf. Jo 2, 3).
Nossa Senhora faz o mesmo conosco, principalmente nos momentos difíceis de nossa vida. Ela intercede por nós, quando nos falta o vinho da alegria. Quando somos tomados de tristeza, de angústia e desespero diante dos sofrimentos, ela nos segura pela mão e nos acolhe no seu colo de Mãe. Por que, então, muitos não experimentam essas graças?
Acolher o aconchego do colo da Mãe
O segredo para experimentar a presença de Jesus Cristo e o aconchego do colo da Virgem Maria está em acolhê-los. Nas “bodas” da nossa vida, somos chamados a convidar Jesus e Maria, pois a presença de Cristo e da Virgem são a garantia de que não nos faltará o necessário para o nosso casamento, para as núpcias do Cordeiro, no qual nos uniremos definitivamente com Deus (cf. Ap 19, 9).
Nossa Senhora não se preocupa somente com as necessidades para este mundo que passa, mas também e, principalmente, ela se preocupa com o que precisamos para chegar ao mundo que não passa, para alcançarmos o Reino dos Céus. Não espere chegar os momentos de dificuldade, de sofrimento, para colocar-se sob a proteção da Virgem Maria, para aconchegar-se no colo da Mãe. Coloque tudo nas mãos da Virgem Maria, todas as suas necessidades, todos seus projetos, todas as pessoas que fazem parte de sua vida.
A consagração total a Virgem Maria, pelo método do Tratado de São Luís Maria, é um meio de entregar tudo nas mãos de Nossa Senhora, pois muitos de nós temos dificuldade de entregar tudo nas mãos de Jesus e de nosso Pai do Céu. Como nas “Bodas de Caná”, convidemos a Virgem Maria para fazer parte de nossa vida, de nossa história e, como Jesus na sua infância, nos coloquemos no colo da Mãe.
Se entregarmos tudo nas mãos da Virgem Maria e fizermos tudo que Jesus nos disser, como ela nos ensina (cf. Jo 2, 5b), experimentaremos o melhor vinho, que ainda está por vir.
Por: Natalino Ueda é brasileiro, católico, formado em Filosofia e Teologia. É o autor do blogTodo de Maria, que tem como temas principais a devoção mariana e a consagração a Nossa Senhora segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort