Ele vem “Yeshua”

Deus não quer o sofrimento

O sofrimento


“Deus não deseja os sofrimentos de ninguém: apenas permite e, para
isso, confia nas pessoas, como confiou em Jó!”
“E, se confiarem em Deus e permanecerem ligados Nele, serão retribuídos
com graças incessantes!”
“A luta de Deus com o demônio é constante, e a cada dia mais acirrada:
Deus, portanto, precisa confiar em seus filhos…”
“Bastaria uma ordem e o Céu pararia; bastaria uma palavra e o demônio
cessaria seus ataques… mas se isto acontecesse, onde estariam os
méritos dos filhos de Deus?”
“A receita, portanto, continua sendo “A Cruz e a Ressurreição!”
“Isto nem todos entendem e muitos nem procuram entender!”
“Muitos possuem dons e os escondem por medo; muitos têm dons, mas
preferem usá-los de maneira própria; muitos tem dons e não sabem usá-los!”
“E muitos homens poderiam ser chamados de homens bambus: São vazios;
são ocos  e nada fazem para preencherem este vazio: são vegetais!”
“Mas não foram criados assim, já que Deus deu a TODOS os seus filhos,
diversos dons! O que não permite a muitos, organizá-los e colocá-los em
prática, é a preguiça, o comodismo, o medo, a preferência por coisas
que passam…!”
“E o medo passa… E os homens bambus ficam… E o vento os derrubará!
Mas não percebem isto!”
“No entanto, graças são derramadas em abundância: rios e fontes de
graças… a TODOS! E aos que as acolhem, Deus dá ainda mais e caminharão em
estradas de paz, de harmonia, alegria! Aos que não as
acolhem fica o vazio… O vazio sem sentido!”
“Deus é Pai e espera de seus filhos, a compreensão, a paciência, a
luta, o amor, a determinação, a busca, a vocação! Esta última precisa ser
trabalhada, pois é a mais usada e maltratada pelo demônio: aqui, ele age
“pessoalmente” com a finalidade de derrubar os corações dos que
receberam tal missão!”
“O inimigo é asqueroso!”
“Lutai, filhinhos, contra ele com todas as armas, –  e tendes armas –
lutai com todas as forças, – e tendes força – lutai por amor a Deus – e
tendes amor – lutai pelo vosso próprio bem: pelo Reino de paz, amor,
felicidade! E isto tem! Amém!”

“Abençôo de forma especial aos que entendem esta caminhada e rezam por
elas!” (pelas almas)
“Cada dia é um dia a menos: que diminui a distancia do que vem! Amém!
“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”
“Continuai vossa caminhada sem desanimar: isto valerá a pena! Amém!”
“Jesus!”


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Escada para o céu

Testemunho do escapulário

Ana foi uma boa pessoa, que tentou viver sempre os caminhos corretos,
desde jovem. Casou-se bem, e também seus filhos viveram a boa formação
católica.
Ana envelheceu, adoeceu, e por fim morreu no dia 05 de Outubro de 2005.
Jamais havia tirado seu escapulário do pescoço, e ensinara esta devoção
a todos os seus descendentes, e por isso, nos momentos de angústia que
antecederam à sua morte, segurava fortemente seu escapulário e
implorava a Maria que se lembrasse de Sua promessa!
Porém, em determinado momento, Ana começou a fazer menção de tirá-lo do
pescoço, e não conseguindo, pedia aos filhos que o fizessem!
Retiraram o Escapulário, e Ana faleceu em seguida!
Os filhos viveram momentos de remorsos!
Deves então, Cláudio, dizer a eles, através desta filha que está diante
de ti, o seguinte:
Ana morreu às vésperas do Primeiro Sábado do Mês e iria receber o Céu,
conforme promessa aos devotos do Escapulário, porém percebeu que podia
fazer mais pelos seus filhos e por isso pediu ao Céu, no seu último
momento:
“Mamãe do Céu, eu não mereço o Céu já, então vou retirar o Escapulário
para que Você não precise cumprir a promessa. Eu quero ficar alguns
dias a mais no Purgatório e pedir a Deus, que estes dias sejam diminuídos
das eventuais penas de meus filhos! Amém!”
“Não é preciso dizer que esta Santa Senhora, foi levada ao Céu,
exatamente no momento de sua morte! Amém!”
“Maria, Mãe do Universo!”

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Apelo da Mãe

Filhinhos amados, Paz! Muita Paz!”

“Agradeço-vos por este amor acima de tudo, o vosso amor maravilhoso,
comoveu a Deus e comoveu todo o céu!
Há muitos que não vos entendem e vos criticam, mas posso vos dizer,
filhinhos amados: “Eles não sabem o que fazem.” E chegará o dia em que
verão as luzes: Para alguns será um pouco tarde, porque então sua missão
terá terminado, para outros, o arrependimento também os atingirá e os
fará sofrer muito!
Deus precisa agora das pessoas! Precisa agora! Este é o tempo. Já não
há mais tempo de esperar! Tudo se consome, tudo acontece conforme os
planos e já os sinais acontecem. Muitos há que não vêem e não querem ver
os sinais! Deveis rezar por tais pessoas que vivem de costas para a
realidade! Na verdade, a realidade deles é outra e como eles mesmos dizem:
Devemos estar com os pés no chão!
Eu, porém vos digo filhinhos: Deveis estar com os olhos fixos no alto,
em Deus, porque vossos pés, em determinados momentos, nem a terra os
segurará!
Olhos nos alto! Corações em Deus e assim recebereis a sabedoria que
ajudará a melhorar o mundo: A sabedoria que mudará o mundo!
E é isto que Deus quer fazer convosco: Dar sabedoria para que sejais
instrumentos de paz no mundo e instrumentos para a mudança dele.
Continuai firmes, filhinhos. Sabeis que são poucos os que aceitam os
convites de Deus. São poucos os que têm coragem de viver e pregar sua
palavra. São poucos os suas testemunhas.
Deus vos faz este convite: Operários do reino para um Novo Reino de Paz
e Amor!
Hoje, e nestes últimos dias, muitas almas se perderam imersas que foram
nos barris de álcool, nas casas de meretrício, nas drogas, nos
salões…
E muitas famílias ficaram à mercê dos inimigos, porque membros delas,
se entregaram à orgias desenfreadas…
Pobre mundo! Por isso, filhinhos amados é necessário mudar! E Deus quer
contar convosco para esta mudança.
Assim, filhinhos, cruzes ainda virão: Perseguições, ódio,
incompreensões… Mas no final, Deus será o vencedor, pois o inimigo será banido
para sempre!
Vale a pena então, filhinhos amados, estes sacrifícios! Vale a pena
aceitar o convite do Pai: O Pai que vos ama e que fará tudo para a vossa
felicidade plena e  (para que) vossa vida (seja) cheia de sol! Cheia de
amor e paz!
Hoje o céu rezou convosco, pois em outros lugares os santos não vão:
Não freqüentam salões nem bebedeiras.
Filhinhos amados: O mundo está bêbado… e está ficando louco!
Rezai para o mundo: Para os filhos de Deus. Rezai pela Igreja: Há
perigo ali! Rezai pelo Santo Papa e rezai por vossos filhos.
Os santos rezam por todos vós, pois almejam abraçar-vos um dia… e
para sempre!
Obrigada, filhinhos! Eu vos abençôo e a toda vossa casa, em nome do
Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Abençôo a todas as vossas crianças e as tenho em Meu Coração! Amém!”
“Maria, .Mãe do Universo!”

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Catolico não pode ser espírita !

CATÓLICO NÃO PODE SER ESPÍRITA! POR QUÊ?


Vamos analisar algumas das coisas que existem em comum entre Católicos
e espíritas e que podem confundir e levar muitos Católicos a procurarem
centros espíritas. Ei-las:
1º Ambos, Católicos e espíritas concordam que o mundo não é só matéria.
2º Que Deus existe, que é eterno, único, onipotente, justo e bom.
3º Que os valores do espírito são superiores aos da matéria.
4º Que temos uma alma de natureza espiritual.
5º Que, depois da morte, nossa alma continua viva e consciente.
6º Que a vida depois da morte depende de como a aproveitamos agora no
corpo.
7º Que há espíritos perfeitos que vivem com Deus.
8º Que esses espíritos podem nos socorrer e ajudar.
9º Que há espíritos maus que podem nos perturbar e prejudicar.
10º Ambos, Catolicismo e espiritismo, proclamam a extraordinária figura
de Jesus e que Jesus insistiu principalmente na Caridade.
11º Que fora da Caridade não há salvação.
12º Que devemos fazer o bem e fugir do mal etc…
       Por causa dessas coisas em comum, muitos Católicos, alguns até
bem intencionados, começam a freqüentar centros espíritas e, com isso,
ficam contaminados.
Agora, vejamos por quê os Católicos não podem e não devem freqüentar
centros espíritas:
       a) No espiritismo existe a prática da evocação dos espíritos,
condenada pela Bíblia Sagrada diversas vezes (Por ex: em Deut.18). Essa
Prática da evocação dos mortos para deles receber conhecimento é antiga.
Chama-se necromância e vem do grego (necrós = falecido e manteia =
adivinhação). No entanto, o espiritismo só começou no século passado.
       b) Para os Católicos, os livros da Bíblia Sagrada são
Divinamente inspirados. Isso é dogma. Para os espíritas, não. Os espíritas
aceitam só uns dez por cento da Bíblia. O Evangelho deles não é segundo Nosso
Senhor Jesus Cristo e, sim, segundo o espiritismo e a seu bel-prazer.
       c) Alan Kardec (O codificador do espiritismo) ignora a
Santíssima Trindade. Os espíritas não aceitam Jesus como Deus. Dizem que é
invenção da Igreja. Chegam até a dizer que Jesus não era nem Deus e nem
homem.
       d) Os espíritas também não aceitam a Doutrina da Redenção e
Santificação dos homens, por isso, contestam os meios instituídos por Jesus
Cristo para a salvação e santificação. São eles:
1º BATISMO – Jesus manda os Apóstolos irem por todo o mundo, batizar em
nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Para os espíritas, isso não
tem sentido.
2º EUCARISTIA – Na última Ceia, Jesus instituiu a Eucaristia e disse
aos Apóstolos que o fizessem em “Minha Memória”. E foi bem claro, quando
disse “Isto é o Meu Corpo” e não “isto representa o Meu Corpo. Mas,
para os espíritas, o Mistério Pascal não tem  valor de sacrifício pelos
pecados dos homens.
       e) SACRAMENTOS – Para os espíritas, os Sacramentos não existem,
pois o espiritismo não tem culto, nem ritos e nem templos.
       f) Dizem, também, que não existem demônios e ridicularizam o
inferno. Os Evangelhos citam os demônios em diversas passagens. Até Jesus,
que é Deus, foi tentado pelo demônio três vezes.
       g) Eles, os espíritas, repudiam os privilégios de Maria, Mãe do
Filho de Deus e, por isso, Filha Predileta do Pai e Sacrário do
Espírito Santo. Ora, por esses privilégios, Ela supera de muito, todas as
outras criaturas celestes e terrestres.
    h) Os espíritas não admitem o pecado original e não aceitam o
purgatório. Reprovam a Ressurreição da carne e desdenham o Juízo Final.
Negam a existência do pecado. Então Deus deu os Dez Mandamentos para
quê?… Enfim, os espíritas negam todo o Credo Cristão. Por conseguinte, o
espírita não é cristão. A única religião cristã, fundada por Nosso Senhor
Jesus Cristo e não por homens é a Católica Apostólica Romana, quando
ele disse a São Pedro: “Tu és Pedro e sobre esta pedra fundarei a Minha
Igreja (ou edificarei Minha Igreja) e as portas do inferno não
prevalecerão contra ela.
       Portanto, a primeira Religião Cristã é a Católica; as outras
religiões cristãs vieram depois, fundadas por contestadores da Católica.
Aí surgiu uma infinidade de seitas. São Pedro foi o Primeiro Papa da
Igreja Católica Apostólica Romana. Os Católicos têm unidade por terem um
único chefe. Os espíritas não dão nenhum valor a Pedro e seus sucessores
e nem à Igreja. A CNBB (Conselho Nacional dos Bispos do Brasil), em
1955, disse que o espiritismo no Brasil é o desvio doutrinário mais
perigoso, pois nega todas as verdades da nossa fé. Não é possível conciliar
Catolicismo com espiritismo. O espírita é considerado herege.
       Olhe bem o que você é ou deseja ser. Católico ou espírita?
Pertencer a duas religiões antagônicas não é possível. Veja bem: Deus proíbe
a evocação dos mortos desde o Antigo Testamento. Não confundir evocação
com Invocação. Invocação é chamar por Deus, por Nossa Senhora, pelos
Santos. Evocação é chamar pelos mortos ou até maus espíritos. E os mortos
não vêm e não voltam. Há um abismo intransponível entre o Céu, a Terra
e o inferno. Para constatar, leia a Parábola do rico e do Lázaro.
Também não confundir reencarnação com Ressurreição. Reencarnação = nascer
varias vezes; Ressurreição = ressurgir dos mortos, ressuscitar no Juízo
Final com o Corpo Glorioso. O vocábulo reencarnação não aparece nos
Evangelhos.
Os espíritas não são admitidos na recepção dos Sacramentos desde 1915.
Se tomarem a Sagrada Comunhão será Comunhão sacrílega; estarão comendo
e bebendo a própria condenação.
       Para conservarem a aparência de cristãos, os espíritas repetem
as palavras de Jesus sobre a Caridade e proclamam o principio de que
“fora da caridade não há salvação.” Isto é certo.
A Igreja não condena o espiritismo por causa desse principio. Aliás, a
Igreja Católica é a pregoeira máxima da Caridade Cristã.
Há muitas instituições mantidas, dirigidas ou inspiradas pela Igreja
que se dedicam à Caridade. O erro dos espíritas não é pregar a Caridade.
Mas, veja bem, Jesus que foi o Evangelista da Caridade, também foi o da
Fé. Espírita tem Caridade, mas não tem Fé nas verdades do Evangelho.
Jesus disse aos Apóstolos: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a
toda criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo, o que não
crer será condenado.” Concluindo, a Caridade é necessária, mas a Fé deve
existir. Sem Fé é impossível agradar a Deus. Mas só a Fé não basta, pois
os Evangelhos dizem que os demônios crêem e tremem, mas não obedecem a
Deus.
       O verdadeiro Cristão Católico deve ter Fé e Caridade e nunca
freqüentar sessões espíritas, nem mesmo por curiosidade, para não se
contaminar. Fé é a qualidade de crer além da razão e Caridade é amor, é
obra, é doação.
Para a cura dos nossos males físicos e espirituais, temos Jesus Vivo,
Deus Verdadeiro, Presente na Eucaristia. BUSQUEMOS SEMPRE A AJUDA DE
MARIA, QUE FOI, E É O SACRÁRIO VIVO DE JESUS E É NOSSA MÃEZINHA, solícita
em nos ajudar e é a Onipotência Suplicante junto ao Pai.
“Nas horas de incerteza, vem, ó Mãe, nos ajudar. Que eu sinta confiança
na paz do teu olhar.”
Louvado seja Jesus!


Fonte: www.movimentosalvaialmas.com.br

ARQUIVO HISTÓRICO

PARÓQUIA CATEDRAL NOSSA SENHORA DE BELÉM

 O ARQUIVO HISTÓRICO DA PARÓQUIA CATEDRAL NOSSA SENHORA DE BELÉM, está localizado na Sala 4 da Casa Paroquial Nossa Senhora de Belém, situada à Rua Visconde de Guarapuava, nº 236, em Guarapuava-PR.


                        Compõem-se de uma farta documentação do século XIX, do século XX e alguns documentos do presente século.


                        Em ABREU & BANDEIRA, Arquivos de Guarapuava, Boletim nº 24 do Departamento de História, da Universidade Federal do Paraná, Curitiba-1976, às páginas 4-14, encontram-se os primeiros dados publicados sobre esse acervo. Os livros descritos nesse boletim, estão arranjados na primeira estante, localizada do lado esquerdo da sala do arquivo.


                        Do lado direito, e nas duas outras estantes do lado esquerdo, está a documentação levantada e arrolada, em 1981, pelas professoras Zilma Haick Dalla Vecchia, Cirlei Francisca Carneiro e posteriormente, Claudete Luzia Sequinel Neves, do Departamento de Ciências Humanas da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava- FAFIG, hoje Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO, auxiliadas pelos alunos do Curso de História. Em 1979, as professoras foram procuradas pelo Vigário da Catedral, Padre Salvador Renna – CP (Congregacionis Passionis), para que se organizassem os documentos que estavam guardados em cinco baús antigos, no sótão da Casa Paroquial. Após estudo prévio da imensa documentação dos séculos XIX e XX, que se encontrava junto aos pertences pessoais dos padres da paróquia, foi realizada a triagem do material, a sua transferência do sótão para a Sala 4, o levantamento e arrolamento daquele acervo.


                        Em 2004, considerando a importância desses documentos para o estudo da relação entre a Igreja e a história de Guarapuava, o Pároco da Catedral, Padre José de Paulo Bessa, mostrou interesse em reorganizar, de forma sistemática, o Arquivo Histórico da Paróquia Catedral Nossa Senhora de Belém.


 


 


GUIA DO ARQUIVO HISTÓRICO DA PARÓQUIA CATEDRAL NOSSA SENHORA DE BELÉM


 


                        O ARQUIVO HISTÓRICO DA PARÓQUIA CATEDRAL NOSSA SENHORA DE BELÉM está localizado na Sala 4 da Casa Paroquial Nossa Senhora de Belém, situado à Rua Visconde de Guarapuava, nº 236, em Guarapuava-PR, CEP 85100-970, enquanto a Sala de Consultas aos Documentos fica na Sala 2. O contato pode ser estabelecido com a Secretaria, na Sala 1, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h,  pelo telefone/FAX (42) 3623-1282 e pelo e-mail catedral@diopuava.org.br.


                        Por estar localizado no marco zero da cidade de Guarapuava-PR, próximo à Praça 9 de Dezembro, o acesso é fácil.


NATUREZA


                        O presente arquivo permanente encontra-se em fase de reorganização, desde 2004.


                         É um arquivo de custódia e ativo, com expedição de diversas certidões. O método adotado foi por assunto e cronológico.


                        Compõem-se de documentos de estimado valor histórico e cultural, produzidos pela Igreja Católica, inicialmente, pelo Padre Francisco das Chagas Lima que integrava a Real Expedição de Conquista dos Campos de Guarapuava, chefiada por Diogo Pinto de Azevedo Portugal. São documentos da fundação da Freguesia Nossa Senhora de Belém, em 11 de novembro de 1819 e da sua instalação em 9 de dezembro daquele mesmo ano, até documentos atuais.


                         A freguesia ficou subordinada a Castro até 1852 quando Guarapuava foi elevada à condição de Vila.


                         Nele, encontram-se também, documentos oficiais, como por exemplo, Relatórios de Presidentes da Província do Paraná, de 1863 a 1878, entre outros.


                        O fundo é composto de livros de Batizados, Crismas, Casamentos, Óbitos, Índices, Livros-Tombo, Livros da Escola Paroquial, Processos de Casamento, Ofícios, Circulares,  Provisões de Vigários, Cartas Pastorais, Registros de Terras, Relatórios dos Presidentes da Província do Paraná, Pastas e Livros Diversos.


 


                        O acervo foi arranjado da seguinte maneira:


-Estante 1= Livros de Batizados, Casamentos, Óbitos, Crisma, Índices, Livros-Tombo, enfim, livros do século XIX, na sua maioria, registrados em Arquivos de Guarapuava, Boletim nº 24, da Universidade Federal do Paraná.


-Estante 2= Livros e documentos do século XX e XXI.


-Estante 3= Pastas, Livros e Documentos do século XIX e do século XX, levantados e arranjados pelas professoras Zilma Haick Dalla Vecchia, Cirlei Carneiro Luz e Claudete Luzia Sequinel Neves.


-Estante 4= Publicações Periódicas da Paróquia Catedral Nossa Senhora de Belém e da Diocese de Guarapuava.


 


PERÍODO: 1809-2004


                        O primeiro documento é de 1809, expedido no Abarracamento de São Felipe, local de parada da expedição de Diogo Pinto. Outros registros mais antigos, foram produzidos no Acampamento de Linhares e na Capela do Fortim Atalaia entre 1810 e 1819.


QUANTIDADE:


                        Ainda não foi determinado o número exato dos documentos que compõem este arquivo.


-Estante 1 – 112 livros.


-Estante 2 – Ainda não foi estimado o número de documentos.


-Estante 3 – Até o final de 2004 foram levantados, da Pasta Nº 1 até a Pasta Nº 50, 2898 documentos (Tabela 1). Da Pasta Nº 51 até a Pasta nº 66, relativas a Processos de Casamento de janeiro de 1955 até dezembro de 1964, 2660 documentos. Ainda não foram levantados inúmeros documentos desta estante.


-Estante 4 – Ainda não foi estimado o número de documentos até o final de 2004.


                        Diante do exposto, até o final de 2004 o total de documentos  levantados  foi de 5558 documentos.


 


 


 


 


 


O acervo compõe-se dos seguintes documentos:


SÉCULO XIX


-PASTA Nº 1. DOCUMENTOS DE 1809 A 1844. Nº 01 A 25. Contém 18 autos de casamentos, 3 requerimentos solicitando certificados de batismo, 1 constituição do Bispado, 6 certificados de batismo, 11 proclamas de casamento (sendo 4 deles processos pequenos), 1 folha de Termo de Abertura, 1 carta-registro de custas de casamento, 1 folha sobre o Regimento da Igreja da Vila de Castro, 1 memorial, totalizando 43 documentos..


-PASTA Nº2. DOCUMENTOS DE 1845 A 1846. Nº 26 A 44. Contém 18 autos de casamentos, 1 proclama e 1 certidão de batismo e 1 certidão de óbito, totalizando 21 documentos.


-PASTA Nº3. DOCUMENTOS DE JAN A JUL/1847. Nº 45 A 61. Contém 17 autos de casamentos e 1 requerimento de dispensa de consangüinidade, totalizando 18 documentos..


-PASTA Nº4. DOCUMENTOS DE JUL A DEZ/1847 E JAN A MAIO/48. Nº62 A 79.


 Contém 16 autos de casamentos, 1 pedido de dispensa de impedimento de consangüinidade, 2 proclamas de casamentos sem impedimento, 1 dispensa de custas de casamento, 1 ofício, 1 resposta a um ofício, 1 carta-consulta, totalizando 23documentos.


-PASTA Nº5. DOCUMENTOS DE JAN A DEZ/1848 A 1849. Nº80 A 99. Contém 17 autos de casamento, 4 proclamas de casamentos sem impedimentos, 1 proclama de casamento com impedimento, 6 certidões de batismo e 1 requerimento, totalizando 29 documentos.


-PASTA Nº6. DOCUMENTOS DE 1850 A 1851. Nº100 A 128. Contém 27 autos de casamentos, 6 proclamas de casamentos sem impedimento, 2 provisões, 2 cartas e 1 certidão de batismo, totalizando 38 documentos.


-PASTA Nº7. DOCUMENTOS DE 1852 A 1853. Nº129 A 158. Contém 25 autos de casamentos, 2 autos de casamentos incompletos, 4 proclamas de casamentos sem impedimento, 4 provisões, 10 ofícios, 1 carta, 2 circulares, 1 auto de dispensa de consangüinidade e impedimento de penitência e 2 folhas soltas, totalizando 51 documentos.


-PASTA Nº8. DOCUMENTOS DE 1854. Nº 159 A 179. Contém 20 autos de casamentos, 2 circulares, 2 ofícios, 1 cópia de ofício-resposta, 2 provisões, 2 certidões de batismo, 2 proclamas de casamentos sem impedimento, 1 ato e 1 carta, totalizando 33 documentos.


-PASTA Nº9. DOCUMENTOS DE JAN A JUL/1855. Nº 180 A 196. Contém 17 autos de casamentos, totalizando 17 documentos..


-PASTA Nº10. DOCUMENTOS DE 1855. Nº 197 A 214. Contém 15 autos de casamentos, 6 proclamas de casamentos sem impedimento, 7 ofícios e 2 provisões, totalizando 30documentos.


-PASTA Nº11. DOCUMENTOS DE 1856. Nº 215 A 237. Contém 19 autos de casamentos, 4 autos de casamentos incompletos, 6 proclamas de casamentos sem impedimento, 5 ofícios, 2 provisões de vigário, 1 certidão imperial e 1 declaração, totalizando38 documentos.


-PASTA Nº12. DOCUMENTOS DE 1857. Nº238 A 258. Contém 20 autos de casamentos, 5 proclamas de casamentos sem impedimento, 1 certidão de batismo, 8 circulares, 10 ofícios, 1 cópia de comunicação, 1 carta e 2 provisões, totalizando 48 documentos.


-PASTA Nº13. DOCUMENTOS DE 1858. Nº 259 A 282. Contém 21 autos de casamentos, 6 proclamas de casamentos sem impedimento, 1 auto de casamento incompleto, 4 cartas, 3 provisões de dispensa de impedimento matrimonial, 4 ofícios, 5 circulares, 1 cópia de circular, 1 proclama de casamento, e 1 jornal “Dezenove de Dezembro”, totalizando 46 documentos..


-PASTA Nº14. DOCUMENTOS DE 1859. Nº283 A 308. Contém 22 autos de casamentos, 6 proclamas de casamentos sem impedimento, 3 autos de casamento incompletos, 2 folhas soltas de custas de casamentos, 2 provisões, 1 ofício, 1 certidão e 1 carta, totalizando 38 documentos.


-PASTA Nº15. DOCUMENTOS DE 1860. Nº 309 A 334. Contém 24 autos de casamentos, 7 proclamas de casamentos sem impedimento, 1 certidão, 4 certidões de batismo, 1 circular, 1 requerimento, 1 ofício sobre a transferência da sede da Freguesia de Palmas, 3 ofícios e 1 cópia de ofício, totalizando 43 documentos.


-PASTA Nº16. DOCUMENTOS DE 1861. Nº 335 A 349. Contém 15 autos de casamentos, totalizando 15 documentos.


-PASTA Nº17. DOCUMENTOS DE JUN/1861 A ABR/1862. Nº 350 A 369. Contém 17 autos de casamentos, 1 auto de casamento incompleto, 7 proclamas de casamentos sem impedimento, 2 declarações, 6 provisões, 1 certidão, 6 folhas de custas de casamentos, 1 circular impressa e 2 pedaços de folhas de papel sendo a primeira folha, auto de casamento, totalizando 43 documentos.


-PASTA Nº18. DOCUMENTOS DE 1862/1863. Nº 370 A 391. Contém 17 autos de casamentos, 1 auto de casamento incompleto, a primeira folha de 1 auto de casamento, 6 provisões, 4 ofícios, 2 circulares, 1 certidão, 1 carta, 3 folhas de custas de casamentos, 3 requerimentos, 1 proclama de casamento sem impedimento, 1 proclama de casamento com impedimento e 1 pedaço de papel, totalizando 42 documentos.


-PASTA Nº 19. DOCUMENTOS DE 1864. Nº 392 A 407. Contém 14 autos de casamentos, 3 provisões, 2 certidões, 3 circulares, 2 folhas de custas de casamentos, 12 proclamas de casamentos sem impedimento e 1 carta, totalizando 37 documentos.


-PASTA Nº20. DOCUMENTOS DE 1865. Nº 408 A 426. Contém 17 autos de casamentos, 1 cópia da ata de processo de votantes, a primeira folha de 1 auto de casamento, 1 auto de casamento incompleto, 13 proclamas de casamentos sem impedimento, 1 requerimento, 2 provisões, 2 ofícios, 1 certidão e 1 cópia de carta-circular, totalizando 40 documentos.


-PASTA Nº21. DOCUMENTOS DE 1866. Nº 427 A 449. Contém 20 autos de casamentos, 1 auto de casamento incompleto, 9 proclamas de casamentos sem impedimento, 4 folhas de custas de casamentos, 1 termo, 1 certidão, 2 provisões e 2 ofícios, totalizando 40 documentos.


-PASTA Nº22. DOCUMENTOS DE 1867. Nº 450 A 478. Contém 27 autos de casamentos, 11 proclamas de casamentos sem impedimento, 2 provisões de casamentos, 4 folhas de custas de casamentos e 1 mandado de penitência, totalizando 45 documentos.


-PASTA Nº23. DOCUMENTOS DE JUN A JUL/1868. Nº 479 A 493. Contém 15 autos de casamentos, totalizando 15 documentos.


-PASTA Nº24. DOCUMENTOS DE 1868. Nº 494 A 508. Contém 13 autos de casamentos, 1 licença para construção de cemitério, 14 proclamas de casamentos sem impedimento, 2 folhas de custas de casamentos, 2 certidões, 1 ofício, 2 provisões de casamentos de pobres, 2 provisões de vigário e 1 provisão (de bispo) de dispensa matrimonial, totalizando 38 documentos.


-PASTA Nº 25. DOCUMENTOS de 1869. Nº 509 A 535. Contém 25 autos de casamentos, 27 proclamas de casamentos sem impedimento, 6 folhas de custas de casamentos, 3 provisões de vigário, 7 proclamas de casamentos com impedimento, 1 provisão de contraentes, 1 alvará de licença de casamento, 1 certidão, 1 procuração, 3 declarações e 1 dispensa matrimonial, totalizando 76 documentos.


-PASTA Nº26. DOCUMENTOS DE 1870. Nº 536 A 566. Contém 28 autos de casamentos, 8 proclamas de casamentos sem impedimento, 1 provisão dos contraentes, 4 circulares, 6 proclamas de casamentos com impedimento, 6 folhas das custas de casamentos, a primeira folha de 1 auto de casamento incompleto, 1 folha de livro-caixa, 5 cartas, 7 ofícios, 1 folha de despesas, 1 folha de convite para enterro, atrás, versos, e 1 folha sobre versos: Enigma, totalizando 70 documentos.


-PASTA Nº27. DOCUMENTOS DE JAN A SET/1871. Nº567 A 593. Contém 26 autos de casamentos e 1 auto de casamento incompleto, totalizando 27 documentos.


-PASTA Nº28. DOCUMENTOS DE 1871 A 1872. Nº 594 A 614. Contém 16 autos de casamentos, 10 proclamas de casamentos sem impedimento, 6 provisões de vigário, 3 provisões de dispensa matrimonial, 1 provisão de contraentes, 2 proclamas de casamento com impedimento, 7 circulares, 3 cartas, 1 carta-propaganda da Gazeta Jurídica e 4 ofícios, 1 declaração, 2 requerimentos sendo que um deles se refere aos escravos libertos pela Lei do Ventre Livre,totalizando 56 documentos.


PASTA Nº 29. DOCUMENTOS DE 1873. Nº 615 A 642. Contém 24 autos de casamentos, 15 proclamas de casamento sem impedimento, 4 proclamas de casamento com impedimento, 4 provisões de dispensa matrimonial, 6 folhas de custas do casamento 1 alvará de licença para casamento, 3 requerimentos, 6 circulares, 6 ofícios, 1 carta e 2 provisões de vigário, totalizando 72 documentos.


PASTA Nº 30. DOCUMENTOS DE 1874. Nº 643 A 674. Contém 29 autos de casamentos, 31 proclamas de casamento sem impedimento, 4 provisões de dispensa matrimonial, 4 folhas de custas de casamento, 1 circular, 3 ofícios, 2 cartas, 1 provisão de vigário, 1 recibo, 2 folhas de movimento de caixa, totalizando 78 documentos.


PASTA Nº 31. DOCUMENTOS DE JAN A 24 JUL/1875. Nº 675 A 697. Contém 21 autos de casamentos e 2 proclamas de casamento sem impedimento, totalizando 23 documentos.


PASTA Nº 32. DOCUMENTOS DE 1875. Nº 698 A 720. Contém 16 autos de casamentos, 21 proclamas de casamentos sem impedimento, 2 proclamas de casamentos com impedimento, 9 provisões de dispensa matrimonial e casamento, 1 cópia de certidão de batismo, 12 folhas de custas de casamento, 10 alvarás de licença para casamento, 4 requerimentos, 3 circulares, 4 ofícios, 3 cartas, 1 declaração, 2 provisões de vigário e 1 cópias de abaixo assinado, totalizando 89 documentos.


PASTA Nº 33. DOCUMENTOS DE 1876. Nº 721 A 745. Contém 20 autos de casamentos, 1 auto de casamento incompleto, 24 proclamas de casamentos sem impedimento, 9 proclamas de casamentos com impedimento, 4 provisões de dispensa matrimonial e casamento, 1 folha de custas de casamento, 15 alvarás de licença  para casamentos, 4 circulares, 5 cartas, 2 provisões de vigário, 1 agradecimento e 2 folhas de movimento de caixa, totalizando 88 documentos.


PASTA Nº 34. DOCUMENTOS DE 1877. Nº 746 A 772. Contém 19 autos de casamentos, 27 proclamas de casamentos sem impedimento, 4 proclamas de casamentos com impedimentos, 3 provisões de dispensa matrimonial e casamento, 2 certidões de batismo, 53 certidões de óbito, 1 folha de custas de casamento, 1 alvará de licença para casamento, 2 requerimentos , 1 circular, 9 cartas, 2 provisões de vigário, 1 mapa de mortalidade e 1 recibo, totalizando 126 documentos.


PASTA Nº 35. DOCUMENTOS DE JAN A AGO/1878. Nº 773 A 790. Contém 18 autos de casamentos, totalizando 18 documentos.


PASTA Nº 36. DOCUMENTOS DE 1878. Nº 791 A 815. Contém 18 autos de casamentos, 18 proclamas de casamentos sem impedimento, 2 proclamas de casamento com impedimento, 4 provisões de dispensa matrimonial , 1 certidão de batismo, 65 certidões de óbito, 4 alvarás de licença para casamentos, 1 requerimento, 6 cartas, 1 provisão de vigário e 1 folha de chancelaria para a Mitra, totalizando 121 documentos.


PASTA Nº 37. DOCUMENTOS DE 1879. Nº 816 A 846. Contém 26 autos de casamentos, 34 proclamas de casamento, sem impedimento, 1 proclama de casamento, com impedimento, 2 provisões de dispensa matrimonial e casamento, 20 certidões de óbito, 1 folha de custas de casamento, 15 alvarás de licença para casamento, 1 requerimento, 1 ofício, 3 cartas e 2 provisões de vigário, totalizando 106 documentos


PASTA Nº 38. DOCUMENTOS DE JAN A AGO/1880. Nº 847 A 869. Contém 23 autos de casamentos, totalizando 23 documentos.


PASTA Nº 39. DOCUMENTOS DE 1880. Nº 870 A 886. Contém 10 autos de casamentos, 21 proclamas de casamentos sem impedimento, 5 provisões de dispensa matrimonial e casamento, 2 certidões de batismo, 83 certidões de óbito, 12 alvarás de licença para casamentos, 1 requerimento, 3 requerimentos de dispensa de casamento, 4 cartas e 1 recibo, totalizando142 documentos.


PASTA Nº40. DOCUMENTOS DE JAN A JUL/1881. Nº 887 A 921. Contém 25 autos de casamento e 1 proclama de casamento com impedimento, totalizando 26 documentos.


PASTA Nº 41. DOCUMENTOS DE 1881. Nº 922 A 943. Contém 14 autos de casamentos, 17 proclamas de casamento, sem impedimento, 1 proclama de casamento, com impedimento, 3 provisões de dispensa matrimonial e casamento, 1 certidão de batismo, 110 certidões de óbito, 9 alvarás de licença para casamento e 4 provisões de vigário, totalizando 159 documentos.


PASTA Nº 42. DOCUMENTOS DE JAN A SET/1882. Nº 944 A 965. Contém 21 autos de casamentos, totalizando 21 documentos.


PASTA Nº 43. DOCUMENTOS DE 1882. Nº 966 A 978. Contém 6 autos de casamentos, 24 proclamas de casamentos sem impedimento, 3 proclamas de casamentos com impedimento, 3 provisões de dispensa matrimonial e casamento, 3 certidões de batismo, 65 certidões de óbito, 1 folha de custas de casamento, 5 alvarás de licença de casamento, 1 ofício, 2 cartões oficiais do Bispado de São Paulo, 8 cartas, 1 declaração de solteiro, 1 provisão de bispo e 2 provisões de vigário, totalizando 125 documentos.


PASTA Nº 44. DOCUMENTOS DE 1883. Nº 979 A 1009. Contém 25 autos de casamentos, 36 proclamas de casamentos sem impedimento, 4 proclamas de casamentos com impedimento, 6 provisões de dispensa matrimonial e casamento, 2 certidões de batismo, 53 certidões de óbito, 5 alvarás de licença para casamentos, 8 requerimentos para licença de casamento, 1 requerimento, 1 circular, 6 cartas, 3 provisões de bispo, 1 bilhete com um esquema de árvore genealógica, 1 folha de movimento de caixa, 4 cópias de telegramas e 2 ofícios, totalizando 158 documentos.


PASTA Nº 45. DOCUMENTOS DE JAN A AGO/1884. Nº 1010 A 1033. Contém 24 autos de casamentos, totalizando 24 documentos.


PASTA Nº 46. DOCUMENTOS DE 1884. Nº 1034 A 1047. Contém 7 autos de casamentos, 31 proclamas de casamentos sem impedimento, 10 provisões de dispensa matrimonial e casamento, 66 certidões de óbito, 2 alvarás de licença para casamento, 1 folha de movimento de caixa, 3 cópias de telegramas, 1 portaria de faculdades extraordinárias, 20 requerimentos para licença de casamentos, 6 ofícios e 13 cartas, totalizando, 160 documentos.


PASTA Nº 47. DOCUMENTOS DE 1885. Nº 1048 A 1068. Contém 16 autos de casamentos, 2 certidões de batismo, 62 certidões de óbito, 6 requerimentos, 6 cartas, 2 termos de posse de vigários, 2 provisões de vigário, 1 licença para viagem e 21 declarações, totalizando 118 documentos.


PASTA Nº 48. DOCUMENTOS DE 1886. Nº 1069 A 1092. Contém 19 autos de casamentos, 1 proclama de casamento com impedimento, 1 provisão de dispensa matrimonial e casamento, 44 certidões de óbito e 1 modelo de registro, totalizando 66 documentos.


PASTA Nº 49. DOCUMENTOS DE 1887/1898.- DOCUMENTOS SEM DATA.-RELATÓRIOS DE PRESIDENTES DE PROVÍNCIA DE 1863 A 1878. Nº 1093 A 1120. Contém 11 Relatórios de Presidentes de Província do Paraná de 1863 a 1878. Os seguintes documentos sem data: 1 pedido de licença para enterrar um defunto, no interior, 1 tabela-amostra de terras de capoeira, 1 tabela-amostra de terra de queimada, 1 modelo-tabela de terras de roçadas, 1 parte de um modelo-mapa da população de Guarapuava, 1 folha com versos, 8 proclamas de casamentos, 1 ofício, 1 parte de uma folha de custas de casamento, 1 recibo, 1 tabela de preços de serviços de casamentos, 3 certidões de óbito, 2 cartas, 1 folha com a relação dos filhos de dois paroquianos. Documentos de 1887: 1 depoimento de orador, 2 termos obrigatórios para os noivos, por serem protestantes, e 1 relação dos casamentos de 1887 a 1894, celebrados pelo vigário Pedro Alves da Costa Machado. Documentos de 1888: 1 depoimento de orador e 2 requerimentos de pedidos de licença de casamento. Documento de 1890: 2 autos incompletos de casamento. Documentos de 1894: 2 comunicados impressos e 1 circular impressa. Documentos de 1895: 3 recortes de jornais. Documento de 1896: 1 circular impressa. Documentos de 1897: 1 proclama de casamento, 1 abaixo-assinado com onze assinaturas e 1 procuração. Documentos de 1898: 3 procurações e 2 justificações.  Totalizando 59 documentos.


PASTA Nº 50. DOCUMENTOS IMPRESSOS DE 1851 A 1899. Nº 1121 A 1144. Contém 1 Regulamento sobre Fábricas e Patrimônio das Egrejas do Bispado de São Paulo- 1983, 1 carta circular- 1896, 6 jornais com propaganda sobre Seminário Episcopal- 1879, 3 livros incompletos com Decretos e Regulamentos- de 1851, de 1854 e de 1860- 1 Regulamento do Imposto do Sello e de Sua Arrecadação, 16 cartas pastorais, 1 regulamento para os ordenandos do Bispado de São Paulo, 1 livro Episcopado Brazileiro- 1890, 2 exemplares do livro: A Autoridade Diocesana e as Representações do Povo na Substituição de um Parocho-1881, 2 revistas: A voz do Christão- maio e julho de 1887, 1 Relatório da Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo- Petrópolis-1896 e 2 provisões de vigário. Totalizando 36


 documentos.


 


SÉCULO XX


 


PASTA Nº 51-N.1145/1154. DOC de jan a set 1955. São fichas impressas com os seguintes dados, de casamentos celebrados de 20jan1954 e de 1jan1955 a 29set1955: Casamento religioso, Paróquia Nossa Senhora de Belém- Bispado de Ponta Grossa-Guarapuava-PR, Dia do casamento, Local, Proclamas (3), Com a graça de Deus e da Santa Igreja querem se casar: Ele:….., Ela……., 2 páginas Termo do casamento, 3 páginas Justificação, Assinatura do Vigário. Totalizando 210 casamentos.


PASTA Nº 52 – N. 1155/1157.  out-dez 1955. São processos de casamentos de 1 out a 1dez1955 e 4 documentos de 20 a 31dez1954. Totalizando 189 casamentos.


PASTA Nº 53 – N. 1158 A 1168. jan1956 A dez1956. Totalizando 241 casamentos.


PASTA Nº 54 – DOCs JAN/JUN 1957 – N. 1169 A 1174. São processos de casamento de 5 jan a 30jun1957. Totalizando 198 documentos.


PASTA Nº 55 – JUL 1957 A DEZ 1957 – N 1175 A 1180. São processos de casamento de 6 jul a 1dez 1957. Totalizando 209 documentos.


PASTA Nº 56 – DOCS DE JAN A JUN/1958 – N. 1181-1186. São processos de casamento de 4 jan a 20 jun 1958. Totalizando 178 documentos.


PASTA Nº 57 – JUL 1958 A DEZ 1958 – N. 1187 A 1192. São processos de casamento de 26 jul a 31dez 1958. Totalizando 220 documentos.


PASTA Nº 58 – DOCS JAN A JUL/1959 – N. 1193-1199. São processos de casamentos de 3 jan a 30 jul 1959. Totalizando 187 documentos.


PASTA Nº 59 – DOCS DE AGO A DEZ/ 1959 – N. 1200-1204. São processos de casamento de 1 ago a 31 ago 1959. Totalizando 186 documentos.


PASTA Nº 60 – DOCS DE JAN A DEZ/1960 – N. 1205-1215. São processos de casamentos religiosos de 2 jan a 23dez 1960. Totalizando 225 documentos.


PASTA Nº 61 – DOCS DE JAN A DEZ/ 1961 – N. 1216-1227. São processos de casa mentos religiosos realizados de 1 jan a 3 jun 1961, 176 documentos, mais 137 documentos de 1 jul  a  30dez 1961. Totalizando 313 documentos.


PASTA Nº 62 – DOCS DE JAN A SET/1962 – N 1228-1233. São processos de casamentos religiosos: de 1 jan a 30 jun 1962= 187 documentos, mais 164 de 1 jul a 30set 1962. Totalizando 351 documentos.


PASTA Nº 63 – DOCS DE OUT A DEZ 1962 – N. 1238 A 1240. São casamentos religiosos realizados de 19 out a 29dez 1962. Totalizando 261 documentos.


PASTA Nº 64 – DOCS DE JAN A DEZ DE 1963 – N. 1241-1252. São 190 casamentos religiosos realizados de 2 jan a 29 jun 1963, e 142 de 1 jul a 31dez 1963. Totalizando 332 documentos.


PASTA Nº 65 – DOCS DE JAN A DEZ/1964 – N. 1253-1264 – São 111 documentos relativos aos casamentos religiosos de 4 jan a 29 jun 1964, e de 102 de 2 jul a 31dez1964. Totalizando 213 documentos.


PASTA Nº66 – DOCS DE JAN DE 1951 A DEZ DE 1963. N. 1265 A 1268. São processos de casamentos com problemas relativos ao Estado Civil, Graus de Parentesco e Religião Mista, realizados de jan1951 a dez 1963. Totalizando 91 casamentos.


 


  


 


REGULAMENTO DA SALA DE CONSULTAS


                        Para garantir a integridade e a segurança desse patrimônio arquivístico e também, a do pesquisador, evitando o contato direto com documentos tão antigos, sujeitos a mofo, poeira, entre outros, determinou-se algumas normas para a consulta do acervo.


                        O pesquisador deve dirigir-se à Secretária da Paróquia, indicando o seu interesse e o assunto a ser pesquisado.


                         Somente a Secretária tem acesso à Sala 4.


                        O documento solicitado será levado à Sala de Consultas para o pesquisador, pela Secretária da Paróquia. Um documento de cada vez.


                        Para a Sala de Consultas, o pesquisador deve levar apenas, folhas, caderno e lápis para anotações. Caso não tenha trazido lápis, solicitá-lo à Secretária. Não é permitida a utilização de canetas esferográficas ou tinteiras.


                         Solicita-se também, o uso de luvas plásticas, fornecidas pela administração do Arquivo.


                        Recomenda-se que o pesquisador nunca umedeça os seus dedos com saliva ou água para virar as páginas dos documentos.


                        Se tiver que marcar alguma página, utilizar-se de marcadores ou fitas de papel. Proíbe-se dobrar as páginas, fazer “orelha” ou realizar qualquer tipo de marca nos documentos.


                        Enquanto o pesquisador estiver na Sala de Consultas do Arquivo, não é permitido comer, beber, fumar e portar aparelhos sonoros como “walkmans” e celulares.


                         Nenhum documento será emprestado ou sairá do espaço ocupado pela Casa Paroquial.


                        A fotocópia é proibida uma vez que a luz é altamente prejudicial à conservação do acervo documental.


                        Qualquer dúvida deve ser dirimida junto à Secretária da Paróquia Catedral Nossa Senhora de Belém.


 


  


 


ARQUIVO HISTÓRICO DA CATEDRAL NOSSA SENHORA DE BELÉM


 


HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO


 


·        1979 – Padre Salvador procurou pela Profª Zilma Haick Dalla Vecchia para que se organizassem os documentos originais da Paróquia Catedral Nossa Senhora de Belém que estavam guardados em baús, no sótão da Casa Paroquial.


·        Fins de 1980 –  Profª Zilma procurou pela Mestra em História do Brasil – Área Econômica, Profª Cirlei Francisca Carneiro Luz, para que a orientasse e a auxiliasse na organização do arquivo.


·        Março de 1981 – Início do trabalho sistemático do levantamento e arrolamento do referido acervo pelas professoras Zilma e Cirlei, com a colaboração dos alunos do Curso de História da Fundação Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava – FAFIG. Os documentos foram acondicionados em pastas pretas, cada um dentro de um pacote plástico. As pastas e os envelopes plásticos receberam um número em ordem seqüencial. O material para o arranjo dos documentos foi doado pela FAFIG. A sala escolhida para a instalação do arquivo foi a de nº 4 da Casa Paroquial Nossa Senhora de Belém, situada à Rua Visconde de Guarapuava, 236. As estantes, mesas e cadeiras são da Paróquia.


·        Julho de 1981 – Adesão ao trabalho da Profª Claudete Sequinel Neves.


·        Março de 1982 – Retirada dos documentos pertencentes à Sociedade São Vicente de Paula pelos responsáveis pela sociedade.


·        Junho de 1982 – Instalação definitiva do Arquivo Histórico da Catedral Nossa Senhora de Belém na Sala 4 da Casa Paroquial, sita à Rua Visconde de Guarapuava, 236.


·        Março de 1991 – Inventário do material existente no arquivo.


·        2004 – Reorganização do arquivo a pedido do Padre Bessa.