Indepêndecia???


Independência do Brasil
Edna de F. Leite – editornet@liberal.com.br
 


Será mesmo?! Quando D.Pedro gritou “Independência ou Morte!”, ele deveria ter dito uma outra frase: “Liberdade com Independência!”


Na verdade, ele estava começando um ciclo de liberdade sem independência, e pior que ele já tinha noção disso! Já naquela época a nossa independência de Portugal nos custou o valor de dois milhões de libras esterlinas emprestados da Coroa Britânica. Pois é, desde aquela época estamos com a corda no pescoço, endividados e devendo obrigações à nações que nos ignoram. Ignoram nossas capacidades, nossos talentos, nossos valores como cidadão do Mundo, e visam somente interesses exploradores. E pior do que isso, mais lamentável ainda, são os nossos governantes, insensíveis à responsabilidade sócio-econômica que lhes cabem. Deixam, ainda mais, esse povo a mercê de suas trapaças grosseiras que visam somente seus lucros e interesses pessoais!


Violência, fome, falta de moradia , falta de emprego, corrupção, mensalão, inflação(por mais que apontem negativo, ela existe), salário mínimo: MÍNIMO, desrespeito à Educação, Saúde e muito mais…


Até quando? Até quando teremos que suportar a miséria desnecessária e injusta? Temos tudo para ser um povo livre, independente, e mais ainda, exemplo importante para o resto do mundo! Afinal, o nosso povo está dentro de uma terra abençoada por um imenso e rico ecossistema e mais , livre de catástrofes como as que acontecem em outros lugares.


E para combinar com toda essa natureza deslumbrante que nos foi dado, está a solidariedade do brasileiro que acolhe com amor os filhos de outras nações.


Este nosso País é a Patria do Mundo, e com certeza, vocês que estão aqui hoje, crianças, serão os adultos do amanhã que provarão  tudo isso. Por isso busquem o conhecimento que é o maior tesouro que o ser humano pode adquirir, mas não esqueçam que conhecimento intelectual só tem verdadeiro valor e sentido quando caminha junto a outros como: respeito, solidariedade, honestidade, ética, responsabilidade e também patriotismo! E não esquecer jamais da espiritualidade que deve ser a base de todo ser huimano.


Cresçam, estudem, trabalhem, construam, escolham seus líderes conscientes, vençam! Este  País somos todos nós e poderemos fazer dos próximos 7 de Setembro, uma data de real independência e verdadeira liberdade!!
 
Edna de F. Leite é professora do Ensino Fundamental da Rede Estadual e Rede Sesi.