“Quem é o ESPERADO?”
Precisamos recordar com todo respeito e admiração o que fez no dia de Natal, no povoado de Grécio, três anos antes de sua gloriosa morte.
Havia nesse lugar um homem chamado João, de boa fama e vida ainda melhor, a quem São Francisco tinha especial amizade porque, sendo muito nobre e honrado em sua terra, desprezava a nobreza humana para seguir a nobreza de espírito.
Uns quinze dias antes do Natal, São Francisco mandou chamá-lo, como costumava fazer,
e disse: “Se você quiser que celebremos o Natal em Grécio, é bom começar a preparar diligentemente e desde já o que eu vou dizer.
Quero lembrar o menino que nasceu em Belém, os apertos que passou, como foi posto num presépio, e contemplar com os próprios olhos como ficou em cima da palha, entre o boi e o burro”.
Ouvindo isso, o homem bom e fiel correu imediatamente e preparou no lugar indicado o que o santo tinha pedido. ( 1Cel XXX 4-9)
Estive procurando em muitas lojas de várias cidades presépios e imagens da Sagrada Família. Em poucas eu encontrei, para minha surpresa. Então comecei a me perguntar:
QUEM É O ESPERADO?
QUEM É O DESEJADO?
QUEM SERÁ O FESTEJADO?
SERÁ O VELHINHO GORDUCHO DE VERMELHO?
Nenhum sentido terá enfeitar as casas, as ruas, as lojas e cidades se não sabemos qual o sentido dos enfeites e a quem queremos homenagear.
“CUIDEMOS PARA NÃO TRANSFORMARMOS UMA TÃO GRANDE E IMPORTANTE FESTA CRISTÃ,
Estamos vivendo o TEMPO DE ESPERANÇA, TEMPO DE MAIOR VIGILANCIA para a chegada do Salvador Jesus Cristo.
Queridos leitores, como Francisco de Assis procuremos com ardor nos prepararmos para tão grande acontecimento.
Frei Ricardo de Maria
freiricardo@hotmail.com